Pular para o conteúdo principal

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.

Se todas essas vantagens ainda não te convenceram saiba que andar de bicicleta faz muito bem para a saúde também. Além de benefícios estéticos a atividade melhora toda a saúde física e também mental. Deixa o praticante preparado para encarar a vida com mais leveza e sempre com um sorriso no rosto.

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Fortalece o sistema imunológico - Ao sair do sedentarismo o sistema imunológico se fortalece e você deixa de sofrer com gripes e feriados. Evita sensação constante de cansaço, melhora o sono e a concentração. Por isso é importante se exercitar pelo menos três vezes por semana.

Controle de peso - Andar de bicicleta aumenta a taxa metabólica, facilitando a perda daqueles quilos extras. Em média, é possível queimar 300 calorias a cada hora pedalando. Em poucos meses você verá o resultado no espelho e nas roupas ficando folgadas.

Tônus muscular - Além de diminuir os números da balança, pedalar ajuda a definir os músculos e trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo. O exercício fortalece principalmente pernas, joelhos, coxas e quadril. Os músculos do abdômen e dos braços também são fortalecidos.

Ossos e articulações - Pedalar ajuda na recuperação de lesões ósseas, previne artrite, aumenta a coordenação motora e dá mais força para todo o corpo. A atividade previne osteoartrite e a osteoporose e protege as articulações.


Diabetes - Pedalar meia hora por dia reduz até 40% do risco de ter diabetes. O exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando o surgimento da doença ou controlando no caso de quem já tem diabetes.

Mente sã - Pedalar diminui os riscos de depressão, ajuda a lidar com as emoções e mantém a mente calma e em paz. Quem tem o costume de andar de bicicleta logo percebe melhoras em todas as outras áreas, como estudo e trabalho. Isso ocorre porque a prática regular de atividade física ajuda a ter mais foco e concentração.

Mais resistência - Andar de bicicleta ajuda na produção de estamina. Dessa forma, o ciclista nota que passa a ter mais resistência física e logo consegue encarar distâncias maiores do se imaginava capaz.

Custo benefício - Manter a mensalidade de uma academia ou de um centro esportivo pode pesar no orçamento mensal. Diante disso, investir em uma bicicleta se mostra bastante vantajoso. Afinal, a compra será feita apenas uma vez, e os benefícios serão sentidos ao longo de anos. Basta procurar um parque ou uma ciclovia e aproveitar as belas paisagens da sua cidade. Além disso, você pode trocar o carro pela bicicleta em diversas ocasiões, aumentando a economia financeira ao mesmo tempo em que adquire mais qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…