Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.
Passo 1 - Plano de Negócios
Antes de abrir sua bike shop,
é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é
criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de
maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as
oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser
mantidos.
Um plano de negócios bem
elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento.
Em uma planilha responda:
-
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços?
-
Quais os produtos vai vender?
-
Quais os serviços vai oferecer?
-
Quem é o seu público-alvo?
-
Existem concorrentes? Quais?
-
Quanto espera crescer no primeiro ano?
-
Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?
-
De onde virão os recursos?
-
Quantos funcionários deseja contratar inicialmente?
-
Em quanto tempo espera pelo retorno do investimento (ROI)?
Passo 2 - A Localização
Esse talvez seja um dos passos
mais importantes antes de montar uma loja de bicicletas. Diferente de outros
tipos de lojas, uma loja de bicicletas precisa estar bem localizada,
de preferência em grandes centros, com bastante movimento como:
parques, academias, shoppings, mercados, feiras, grandes avenidas ou
ciclovias.
Veja bem, a grande maioria de
seus clientes, estão interessados em adquirir uma bicicleta para o
lazer, por isso, procure dar preferência a locais onde sejam mais
familiares, por exemplo, parques.
Caso resida em uma cidade pequena, faça uma breve pesquisa, sobre as principais áreas que possuem a necessidade de uma loja de bicicletas, comece observando possíveis concorrentes.
Caso resida em uma cidade pequena, faça uma breve pesquisa, sobre as principais áreas que possuem a necessidade de uma loja de bicicletas, comece observando possíveis concorrentes.
Uma vez escolhido, dê
preferência há locais amplos, especialmente se possuírem bons
espaços para estacionar. Geralmente ao adquirir uma bicicleta, o
cliente tende a levá-la para casa.
Devido a problemas na
segurança pública em todo o país, evite locais com alta incidência
de criminalidade. Hoje a preocupação com assaltos é uma constância
na vida dos empresários brasileiros. Portanto, fique atento.
Passo 3 - Estrutura da loja
Não sei ao certo como anda
seu bolso, mas, o ideal para montar uma loja de bicicletas, é um salão de
vendas com algo em torno de 60 a 80 metros quadrados.
Por se tratar de um produto um
pouco maior do que o convencional, você não vai precisar de tantas
prateleiras, desta forma, poderá criar um expositor na própria
parede, pendurando várias marcas e modelos, especialmente bicicletas
para adultos.
O teto da loja também é uma
ótima opção na hora de expor os seus produtos. Para cortar alguns
custos, dê preferência a prateleiras e gôndolas de madeira, além
de resistentes e bonitas, elas custam em média a metade do preço de
uma de metal ou aço.
Inicialmente você deve ter um
cuidado redobrado com o seu estoque. Compre apenas o que vai
conseguir vender nos próximos 60 dias. Evite deixar dinheiro parado.
Um dos grandes vilões em uma loja de bicicleta são os estoques de
peças.
Para conseguir controlar bem o seu estoque, o ideal é um balcão com uma vitrine de vidro. Desta forma você poderá manter apenas uma ou duas unidades de mostruário, especialmente para peças como raios, porcas e parafusos.
Para conseguir controlar bem o seu estoque, o ideal é um balcão com uma vitrine de vidro. Desta forma você poderá manter apenas uma ou duas unidades de mostruário, especialmente para peças como raios, porcas e parafusos.
Mantenha o salão de vendas
sempre livre e espaçoso. Permita que seus clientes possam andar
livremente enquanto escolhem os modelos que mais lhe agradam. Evite
ocupar o salão de vendas com objetos obsoletos como bebedouros,
expositores, ferramentas, etc.
Também não permita que os
clientes e funcionários usem o espaço de vendas da loja como
estacionamento, para isso, providencie um guarda bicicletas na
entrada principal da loja.
Outra preocupação importante, é com relação à higiene de sua loja. Mantenha a loja sempre limpa, evitando o acúmulo de lixo e sujeiras indesejáveis como peças usadas, parafusos e esferas soltas.
Outra preocupação importante, é com relação à higiene de sua loja. Mantenha a loja sempre limpa, evitando o acúmulo de lixo e sujeiras indesejáveis como peças usadas, parafusos e esferas soltas.
Acomode bem os seus clientes,
com bancos e assentos novos e sempre limpos, longe de graxa.
Passo 4 - Documentação
Inevitavelmente você vai
necessitar dos serviços de um contador. Ele poderá lhe auxiliar e
agilizar tudo com relação à documentação necessária para montar
uma loja de bicicletas.
Uma vez pronta a documentação,
vai ser preciso registrar a sua empresa em cartório, na junta
jomercial da sua cidade, na receita federal, além da licença e
alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e da prefeitura.
Fique atento ao pagamento de impostos e a emissão de nota fiscal, ela é a garantia da compra, e o que vai garantir a transparência e a confiança de seus clientes. Você também vai precisar de uma conta bancária, preferencialmente uma conta jurídica. Solicite ao gerente de seu banco, no mínimo um cartão de crédito, pois ele é hoje, uma ferramenta fundamental para movimentar o seu capital de giro e permitir que a sua loja continue funcionando.
Também providencie uma maquininha para processar pagamentos com cartões de crédito. Hoje elas respondem por cerca de 80% das vendas, especialmente para produto que custam a partir de R$ 100 reais, como é o caso de bicicletas e acessórios.
Fique atento ao pagamento de impostos e a emissão de nota fiscal, ela é a garantia da compra, e o que vai garantir a transparência e a confiança de seus clientes. Você também vai precisar de uma conta bancária, preferencialmente uma conta jurídica. Solicite ao gerente de seu banco, no mínimo um cartão de crédito, pois ele é hoje, uma ferramenta fundamental para movimentar o seu capital de giro e permitir que a sua loja continue funcionando.
Também providencie uma maquininha para processar pagamentos com cartões de crédito. Hoje elas respondem por cerca de 80% das vendas, especialmente para produto que custam a partir de R$ 100 reais, como é o caso de bicicletas e acessórios.
Passo 5 - Investimento Inicial
Bom, o investimento inicial
vai depender de sua localização, dos custos com a documentação, e
do tamanho da loja que deseja abrir. Com a documentação vai gastar
algo em torno de R$ 1000 a R$1500 reais.
Com aluguel e estrutura da
loja, é possível que invista algo em torno de 7 a 10 mil reais.
Para iniciar as vendas, você vai investir algo em torno de 30 mil
reais com estoque de bicicletas, peças e acessórios.
Você pode até começar uma
loja pequena, e ir crescendo aos poucos, mas, isso vai depender muito
de sua região, e do seu mercado local. Muitas vezes começar como
uma loja modesta, não é uma boa ideia na hora de concorrer com
grandes varejistas.
É Importante deixar claro em seu plano de negócios, o que vai ser necessário para entrar de igual para igual em um ramo que já existem concorrentes mais antigos. Afinal você ainda precisa montar uma carteira de clientes para começar a pagar suas contas.
É importante ter um bom capital de giro. Se começou o negócio com 50 mil reais, o ideal é que tenha pelo menos algo em torno de 10 a 15 mil de reserva, para que possa ir mantendo o negócio até que as vendas comecem a fluir.
É Importante deixar claro em seu plano de negócios, o que vai ser necessário para entrar de igual para igual em um ramo que já existem concorrentes mais antigos. Afinal você ainda precisa montar uma carteira de clientes para começar a pagar suas contas.
É importante ter um bom capital de giro. Se começou o negócio com 50 mil reais, o ideal é que tenha pelo menos algo em torno de 10 a 15 mil de reserva, para que possa ir mantendo o negócio até que as vendas comecem a fluir.
Passo 6 - Bons Fornecedores
Para manter o seu estoque
sempre atualizado, e garantir uma boa margem de lucros, você deverá
selecionar bem os seus fornecedores.
Para isso você tem três
opções:
A primeira opção - é comprar diretamente dos fabricantes, neste caso precisará fazer um pedido mínimo inicial e garantir um pedido médio todos os meses, o que não é uma boa ideia para quem está começando e que possui um capital limitado.
A primeira opção - é comprar diretamente dos fabricantes, neste caso precisará fazer um pedido mínimo inicial e garantir um pedido médio todos os meses, o que não é uma boa ideia para quem está começando e que possui um capital limitado.
Outra desvantagem é que vai
ter pouca variedade de marcas em seu estoque. Inicialmente não é um
bom negócio ficar preso a uma única marca.
A segunda opção - é importar direto da China. Neste caso você vai encontrar produtos com preços muito bons, mas com um processo burocrático bem complicado para ficar apto a vendê-las no Brasil, além de negociar com marcas pouco conhecidas de seus clientes.
A segunda opção - é importar direto da China. Neste caso você vai encontrar produtos com preços muito bons, mas com um processo burocrático bem complicado para ficar apto a vendê-las no Brasil, além de negociar com marcas pouco conhecidas de seus clientes.
A terceira e melhor opção -
é falar agora mesmo com um dos consultores do Clube
Julio Andó. A
empresa está no mercado desde 1969, e é hoje um dos maiores
importadores de bikes, peças e acessórios do Brasil.
Você não precisa mais passar horas procurando por um bom fornecedor. Basta acessar o site, fazer o seu cadastro, e imediatamente ter acesso a uma grande variedade de peças, acessórios, pneumáticos, cabos, além dos melhores equipamentos para ciclistas profissionais e amadores.
Você não precisa mais passar horas procurando por um bom fornecedor. Basta acessar o site, fazer o seu cadastro, e imediatamente ter acesso a uma grande variedade de peças, acessórios, pneumáticos, cabos, além dos melhores equipamentos para ciclistas profissionais e amadores.
Lá tem tudo que você precisa
para montar uma loja de bicicletas de sucesso!
Tá com orçamento limitado? Não se preocupe, há preços e condições especiais que irão caber perfeitamente no seu plano de negócios. É a sua chance de trabalhar com as melhores marcas do mercado, com ótimas margens de lucros.
Tá com orçamento limitado? Não se preocupe, há preços e condições especiais que irão caber perfeitamente no seu plano de negócios. É a sua chance de trabalhar com as melhores marcas do mercado, com ótimas margens de lucros.
Passo 7 - Marketing
O marketing é fundamental
para qualquer negócio, especialmente no ramo de bikes. Procure
alternativas baratas para divulgar a sua loja e aproximar os seus
clientes.
Uma boa opção, é criar uma
página de sua loja no Facebook e começar a postar as novidades
recém-chegadas. Crie um site institucional para sua empresa, existem
hoje inúmeras plataformas como Wordpress.org, blogger.com, que
permitem que você possa em poucas horas colocar um bom site no ar.
A partir daí, separe todos os meses um pequeno orçamento para investir em campanhas de divulgação na internet, uma boa opção é o Google AdWords. Você também pode aproveitar o Facebook e divulgar os seus produtos para a sua cidade e região através do facebook ads.
Esta é uma das melhores maneiras de iniciar a divulgação de sua loja, investindo pouco e com um bom retorno.
A partir daí, separe todos os meses um pequeno orçamento para investir em campanhas de divulgação na internet, uma boa opção é o Google AdWords. Você também pode aproveitar o Facebook e divulgar os seus produtos para a sua cidade e região através do facebook ads.
Esta é uma das melhores maneiras de iniciar a divulgação de sua loja, investindo pouco e com um bom retorno.
Passo 8 - Vendas
Chegou a hora mais importante
do seu negócio, as vendas. Procure sempre apresentar bons produtos
aos seus clientes, foque em marcas conhecidas, principalmente aquelas
que dão uma melhor margem de lucros.
Se possível crie e ensaie uma pequena apresentação. O ideal é que você conheça de perto todos os seus produtos, assim poderá recomendar o mais indicado para cada tipo de cliente, respeitando seus bolsos e preferências.
Se possível crie e ensaie uma pequena apresentação. O ideal é que você conheça de perto todos os seus produtos, assim poderá recomendar o mais indicado para cada tipo de cliente, respeitando seus bolsos e preferências.
Outro detalhe que vai garantir
as vendas ao longo do ano, é a organização. Portanto a partir da
primeira venda, você já deve ir cadastrando todos os seus clientes,
independente do tamanho. É importante coletar dados como: nome
completo, e-mail válido, endereço, telefone, redes sociais e quem
sabe até mesmo o whatsApp.
Essa estratégia vai garantir que você monte uma boa carteira de clientes, e que mesmo em dias de comércio fraco, possa entrar em contato com cada um deles pessoalmente, apresentando suas novidades e ofertas.
Essa estratégia vai garantir que você monte uma boa carteira de clientes, e que mesmo em dias de comércio fraco, possa entrar em contato com cada um deles pessoalmente, apresentando suas novidades e ofertas.
Você não precisa mais ficar
esperando o cliente vir até você, com base no seu perfil, ficará
mais fácil saber exatamente o que oferecer e quando oferecer.
Passo 9 - Funcionários
Se você tem mais afinidade
com a parte administrativa do negócio, então vai precisar de mão
de obra especializada. Usando como base uma loja com salão entre 60
e 80 metros quadrados, o ideal é contar com no mínimo dois
funcionários.
Agora se já de cara, vai
oferecer serviços de oficina, então será necessário pelo menos
mais um colaborador.
Lembre-se que em um negócio todo mundo é comercial, desta forma não só você como todos os seus funcionários, devem estar devidamente apresentáveis, com uniformes limpos. Principalmente a equipe de vendas que vai ter um primeiro contato com os clientes.
Lembre-se que em um negócio todo mundo é comercial, desta forma não só você como todos os seus funcionários, devem estar devidamente apresentáveis, com uniformes limpos. Principalmente a equipe de vendas que vai ter um primeiro contato com os clientes.
Sempre que possível, invista
em treinamentos que possam profissionalizar ainda mais a sua equipe.
Faça reuniões periódicas, escute cada um de seus colaboradores e
peça para que apontem as principais falhas do negócio.
Escutar a opinião de cada um
deles vai ajudar a motivá-los e ajustar possíveis falhas no dia a
dia. Uma boa dica, é criar metas para cada equipe e premiá-los com
bonificações, isso vai incentivá-los a dar o melhor de si ao longo
do mês.
Passo 10 - Tenha uma loja de bicicletas de sucesso
Estas foram apenas algumas
dicas de como montar uma loja de bicicletas. O que vai de fato garantir o
sucesso do seu negócio, será sua dedicação, suor e
comprometimento em criar um negócio do zero e vê-lo crescer.
Procure fazer boas parcerias, não vise simplesmente o lucro. Procure criar uma boa relação entre seu negócio e seus clientes, lembre-se o cliente não tem sempre razão, "ele é a razão". Ouça e ajude seus colaboradores. E sempre procure bons fornecedores.
Procure fazer boas parcerias, não vise simplesmente o lucro. Procure criar uma boa relação entre seu negócio e seus clientes, lembre-se o cliente não tem sempre razão, "ele é a razão". Ouça e ajude seus colaboradores. E sempre procure bons fornecedores.
Ah! Não esqueça, de falar
agora mesmo com um dos consultores do Clube Julio Andó e fazer
seu cadastro no site
que preparamos para você.
Gostei fiquei enteressada
ResponderExcluirNão consegui fazer o cadastro lá no site,direciona diretamente para realizar login
ResponderExcluirlegal, logo em breve após o curso estarei entrando nesta empreitada
ResponderExcluirObrigado vcs estão de parabéns pelas dicas
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