Pular para o conteúdo principal

Saiba os direitos e deveres do ciclista

As bicicletas são uma ótima forma de praticar atividade física e, além disso, são uma forma de transporte em constante crescimento. Com o aumento do trânsito e o estresse das rotinas nas grandes cidades muitas pessoas preferem trocar os custos do carro próprio ou o cansaço do transporte público pela paz e sossego de ir pedalando para cumprir as tarefas diárias.

As ciclovias são recentes em muitas cidades do Brasil e muitos ciclistas não possuem carteira de habilitação e não estudaram o Código de Trânsito. Pensando nisso, reunimos os direitos e deveres do ciclista para garantir a segurança e tranquilidade sempre. Confira a seguir!

Direitos do ciclista de acordo com o Código de Trânsito


  • As bicicletas possuem prioridade no trânsito em relação a veículos maiores e com motor. Ou seja, motos, carros, ônibus e caminhões devem conceder a passagem aos ciclistas. Esses veículos também devem reduzir a velocidade ao ultrapassar uma bicicleta.
  • Os ciclistas tem o direito de ser considerados como pedestres quando estão caminhando levando a bicicleta.
  • Receber o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em caso de acidentes é um direito do ciclista. O valor é de R$ 2,7 mil de reembolso por lesões ou R$ 13,5 mil em casos mais graves que envolvem invalidez permanente ou morte.
  • Os ciclistas tem o direito de pedalar em vias seguras, visto que é responsabilidade do estado "fomentar a expansão das vias de circulação para todos aqueles que compõem o fluxo do trânsito – pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas– com vistas a tornar esse fluxo mais ágil e seguro”.
  • É direito dos ciclistas contar com a livre circulação em ciclo faixas e em ciclovias. Carros estacionados indevidamente nesses locais podem ser guinchados e receber multa pela infração que é considerada como grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois coloca os ciclistas em risco.


Deveres do ciclista de acordo com o Código de Trânsito

  • Os ciclistas devem utilizar os seguintes equipamentos de segurança: sinalização noturna, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo do guidão.
  • É preciso manter uma distância mínima de 1,5 metro de outros veículos, que também devem observar essa distância.
  • Não é permitido levar passageiros fora de assento próprio para essa finalidade.
  • Ao pedalar por um local que não conta com ciclovia, é preciso circular no mesmo sentido dos carros, sempre próximo ao meio fio.
  • A calçada é destinada aos pedestres e os ciclistas devem evitá-la a menos que haja sinalização permitindo o seu uso por bicicletas.
  • É dever do ciclista segurar o guidão sempre com as duas mãos.
  • Os ciclistas não podem transportar cargas que não sejam compatíveis com esse meio de transporte.
  • É proibido aos ciclistas a realização de manobras radicais.

Além de observar esses direitos e deveres, é importante manter o bom senso e o respeito ao próximo no trânsito. Motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres podem compartilhar as mesmas vias com segurança se houver atenção e cuidado de todas as partes envolvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!