Pular para o conteúdo principal

Saiba os direitos e deveres do ciclista

As bicicletas são uma ótima forma de praticar atividade física e, além disso, são uma forma de transporte em constante crescimento. Com o aumento do trânsito e o estresse das rotinas nas grandes cidades muitas pessoas preferem trocar os custos do carro próprio ou o cansaço do transporte público pela paz e sossego de ir pedalando para cumprir as tarefas diárias.

As ciclovias são recentes em muitas cidades do Brasil e muitos ciclistas não possuem carteira de habilitação e não estudaram o Código de Trânsito. Pensando nisso, reunimos os direitos e deveres do ciclista para garantir a segurança e tranquilidade sempre. Confira a seguir!

Direitos do ciclista de acordo com o Código de Trânsito


  • As bicicletas possuem prioridade no trânsito em relação a veículos maiores e com motor. Ou seja, motos, carros, ônibus e caminhões devem conceder a passagem aos ciclistas. Esses veículos também devem reduzir a velocidade ao ultrapassar uma bicicleta.
  • Os ciclistas tem o direito de ser considerados como pedestres quando estão caminhando levando a bicicleta.
  • Receber o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em caso de acidentes é um direito do ciclista. O valor é de R$ 2,7 mil de reembolso por lesões ou R$ 13,5 mil em casos mais graves que envolvem invalidez permanente ou morte.
  • Os ciclistas tem o direito de pedalar em vias seguras, visto que é responsabilidade do estado "fomentar a expansão das vias de circulação para todos aqueles que compõem o fluxo do trânsito – pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas– com vistas a tornar esse fluxo mais ágil e seguro”.
  • É direito dos ciclistas contar com a livre circulação em ciclo faixas e em ciclovias. Carros estacionados indevidamente nesses locais podem ser guinchados e receber multa pela infração que é considerada como grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois coloca os ciclistas em risco.


Deveres do ciclista de acordo com o Código de Trânsito

  • Os ciclistas devem utilizar os seguintes equipamentos de segurança: sinalização noturna, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo do guidão.
  • É preciso manter uma distância mínima de 1,5 metro de outros veículos, que também devem observar essa distância.
  • Não é permitido levar passageiros fora de assento próprio para essa finalidade.
  • Ao pedalar por um local que não conta com ciclovia, é preciso circular no mesmo sentido dos carros, sempre próximo ao meio fio.
  • A calçada é destinada aos pedestres e os ciclistas devem evitá-la a menos que haja sinalização permitindo o seu uso por bicicletas.
  • É dever do ciclista segurar o guidão sempre com as duas mãos.
  • Os ciclistas não podem transportar cargas que não sejam compatíveis com esse meio de transporte.
  • É proibido aos ciclistas a realização de manobras radicais.

Além de observar esses direitos e deveres, é importante manter o bom senso e o respeito ao próximo no trânsito. Motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres podem compartilhar as mesmas vias com segurança se houver atenção e cuidado de todas as partes envolvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro. Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros. Tour do Rio Suba 100 Milhas Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.