Pular para o conteúdo principal

Conheça os melhores roteiros internacionais de cicloturismo

O cicloturismo é uma forma divertida de conhecer novas cidades, reunindo amigos e familiares em uma viagem emocionante feita sob duas rodas. As vantagens são incontáveis: maior contato com a natureza, mais liberdade para fazer pausas e aproveitar melhor o caminho, menos despesa, entre outros destaques. Dessa forma, o cicloturismo tem conquistado o coração de viajantes por todo o mundo. Confira os melhores roteiros internacionais na lista a seguir.

Roteiros internacionais de cicloturismo


1 - Patagônia
Uma das opções mais próximas e acessíveis para os turistas brasileiros fica na vizinha Argentina. O percurso conta com vulcões, lagos glaciais e cumes nevados ao longo da Cordilheira dos Andes. O trajeto mais utilizado para cicloturismo fica entre Bariloche e San Martin de Los Andes e é conhecido como rota dos sete lagos. Com dificuldade moderada, a viagem dura uma semana e conta com albergues, hotéis e áreas de camping nas proximidades.


2 - Rio Danúbio
São cerca de 2.800 km de ciclovia ao longo das margens do rio europeu. O trecho favorito para o cicloturismo é a região que vai de Passau, que fica ao sul da Alemanha, até Viena, na Áustria. São 320 km em terreno plano e com muitas opções de hospedagem e de alimentação ao logo do trajeto.





3 - Toscana Bike Tour
Já imaginou pedalar ao longo das vilas da província de Siena? O percurso conta com visitas às principais vinícolas da Itália. A região está preparada para o cicloturismo e oferece veículo de apoio para os ciclistas, guias especializados e visitas a museus e parques.







4 - Caminho de Santiago de Compostela

Um dos caminhos mais famosos de todo o mundo recebe mais de 30 mil ciclistas a cada ano. O Movimento Bikeline criou um guia para ajudar os ciclistas no percurso, com direito a mapas, endereços de albergues e demais informações importantes ao longo do trajeto. O Caminho Francês é a rota mais procurada e possui quase 800 km. O trajeto é intenso e pode ser preciso caminhar empurrando a bicicleta em alguns momentos.





5 - Indochina, Vietnã
O trajeto leva ciclistas a pequenos vilarejos por meio de ruelas inacessíveis para quem vai de carro. As paisagens incluem templos, castelos, arrozais e florestas. A pedalada rende bons momentos e belas fotos.





6 - Holanda
Procurando um cicloturismo com ar de romance e nostalgia? A Holanda conta com mais de 10 mil km de vias exclusivas para ciclistas em terreno plano. O trajeto pode ser feito até mesmo por iniciantes. São seis dias de viagem, indo de Amsterdã até Kruiningen.






7 - Nova Zelândia

A Nova Zelândia conta com inúmeras rotas perfeitas para o cicloturismo. A Ilha Sul é das preferidas devido à mistura única de paisagens que inclui Alpes nevados, lagos de águas cristalinas, gêiseres e até mesmo vulcões.








8 - Chile
A Carretera Austral é uma rota de 1.350 na Patagônia chilena. São muitas subidas e descidas por ruas pavimentadas e trechos de superfície áspera. O destino é indicado para ciclistas experientes e aventureiros. Vale estender a viagem e incluir o Deserto do Atacama no trajeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!