Pular para o conteúdo principal

Conheça os melhores roteiros nacionais de cicloturismo

O Brasil é cheio de belas paisagens, maravilhosos destinos turísticos e muita natureza. Já pensou em conhecer tudo isso pedalando? Ter tempo para observar árvores e escutar pássaros, expandir os limites do próprio corpo e se libertar de trânsito, responsabilidades profissionais e internet.
O cicloturismo pode ser visto como mais do que uma simples viagem e sim como uma renovação interior. Confira os melhores roteiros nacionais e comece a planejar sua próxima fuga.

Roteiros nacionais de cicloturismo

1 - Circuito das Araucárias (SC)

São 250 km de estrada de terra em São Bento do Sul. Você pode pedalar pela área de proteção ambiental dos Campos do Quiriri e tirar um tempo extra para deixar a bike por quatro horas e percorrer a pé pela Rota das Cachoeiras, observando as florestas de araucárias.
2 - Circuito Vale Europeu (SC)

Ainda em Santa Catarina, você pode tirar sete dias para pedalar pelo Circuito Vale Europeu e conhecer os pequenos vilarejos que foram pelos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil no final do século 19. As estradas de terra são tranquilas e preparadas para receber os aventureiros de cicloturismo.
3 - Estrada do Sol (SP)

São 75 km de trajeto entre Salesópolis e a estrada Rio-Santos. A rota passa pelo Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso começa com íngremes e termina com muitas descidas, sempre com estradas bem conservadas. A vista da Serra do Mar é de tirar o fôlego e conquistar o coração de qualquer turista.
4 - Caminhos do Imperador (AL)

O nome do trajeto é inspirado pelo caminho percorrido pelo Imperador Dom Pedro II no ano de 1859. Uma ótima oportunidade para pedalar ao longo do Rio São Francisco e conhecer melhor a região. Vale a pena pegar a trilha até a Grota de Angicos, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos. Uma visita ao passado por meio de belas paisagens.
5 - Caminho dos Diamantes (MG)

São 350 km de muitas subidas e descidas em trajeto indicado para ciclistas mais experientes. A rota inclui cidades históricas, comida típica, natureza e muita paz. É indicado tirar cerca de dez dias para poder aproveitar melhor cada trecho da viagem.
6 - Friburgo (RJ)

A cidade maravilhosa tem muito a oferecer além de belas praias e calor. A serra fluminense está repleta de cenários históricos e nostálgicos. São museus, igrejas e muitos prédios com arquitetura única e admirável. O percurso pode incluir Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Se prepare para longas subidas e belas paisagens.
7 - Chapada dos Veadeiros (GO)

A região é conhecida como um local místico e conta com áreas declaradas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Rochas coloridas, minas, pedras cheias de energia, flora, fauna e muitas naturezas completam o cicloturismo na região. Não deixe de incluir o Vale da Lua em seus planos, além de São Jorge e Alto Paraíso.
8 - Caminho da Luz (MG)

São 200 km entre a cidade de Tombos e Alto Caparaó. Cerca de quatro dias são suficientes para conhecer o local e subir até o Pico da Bandeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a l...

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.

As principais competições internacionais de ciclismo

Só quem é apaixonado por ciclismo sabe a emoção e a adrenalina que a vida sob duas rodas proporciona, não é mesmo? O vento no rosto, o contato com a natureza, um tempo livre para ficar sozinho. Imagina levar essa emoção em viagens ao redor de todo o planeta? Se você gosta de viajar e é apaixonado por pedalar, você pode montar um roteiro para acompanhar as principais competições internacionais de ciclismo. Mas, se não der pra ir pessoalmente, vale acompanhar os resultados por aqui mesmo. Competições internacionais de ciclismo - Tour de France Essa competição é uma das mais conhecidas e se destaca pela velocidade. O Tour de France tem uma velocidade média diária de mais de 40 km/h ao longo de por 21 dias. No total, são mais de 3.400 km a serem percorridos. E não basta completar o trajeto, é preciso estar dentro de um percentual pré-determinado de tempo para continuar até o final. - Race Across America De Oceanside, na Califórnia, até Annapolis, em Maryland, são quase 5...