Pular para o conteúdo principal

Conheça os melhores roteiros nacionais de cicloturismo

O Brasil é cheio de belas paisagens, maravilhosos destinos turísticos e muita natureza. Já pensou em conhecer tudo isso pedalando? Ter tempo para observar árvores e escutar pássaros, expandir os limites do próprio corpo e se libertar de trânsito, responsabilidades profissionais e internet.
O cicloturismo pode ser visto como mais do que uma simples viagem e sim como uma renovação interior. Confira os melhores roteiros nacionais e comece a planejar sua próxima fuga.

Roteiros nacionais de cicloturismo

1 - Circuito das Araucárias (SC)

São 250 km de estrada de terra em São Bento do Sul. Você pode pedalar pela área de proteção ambiental dos Campos do Quiriri e tirar um tempo extra para deixar a bike por quatro horas e percorrer a pé pela Rota das Cachoeiras, observando as florestas de araucárias.
2 - Circuito Vale Europeu (SC)

Ainda em Santa Catarina, você pode tirar sete dias para pedalar pelo Circuito Vale Europeu e conhecer os pequenos vilarejos que foram pelos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil no final do século 19. As estradas de terra são tranquilas e preparadas para receber os aventureiros de cicloturismo.
3 - Estrada do Sol (SP)

São 75 km de trajeto entre Salesópolis e a estrada Rio-Santos. A rota passa pelo Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso começa com íngremes e termina com muitas descidas, sempre com estradas bem conservadas. A vista da Serra do Mar é de tirar o fôlego e conquistar o coração de qualquer turista.
4 - Caminhos do Imperador (AL)

O nome do trajeto é inspirado pelo caminho percorrido pelo Imperador Dom Pedro II no ano de 1859. Uma ótima oportunidade para pedalar ao longo do Rio São Francisco e conhecer melhor a região. Vale a pena pegar a trilha até a Grota de Angicos, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos. Uma visita ao passado por meio de belas paisagens.
5 - Caminho dos Diamantes (MG)

São 350 km de muitas subidas e descidas em trajeto indicado para ciclistas mais experientes. A rota inclui cidades históricas, comida típica, natureza e muita paz. É indicado tirar cerca de dez dias para poder aproveitar melhor cada trecho da viagem.
6 - Friburgo (RJ)

A cidade maravilhosa tem muito a oferecer além de belas praias e calor. A serra fluminense está repleta de cenários históricos e nostálgicos. São museus, igrejas e muitos prédios com arquitetura única e admirável. O percurso pode incluir Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Se prepare para longas subidas e belas paisagens.
7 - Chapada dos Veadeiros (GO)

A região é conhecida como um local místico e conta com áreas declaradas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Rochas coloridas, minas, pedras cheias de energia, flora, fauna e muitas naturezas completam o cicloturismo na região. Não deixe de incluir o Vale da Lua em seus planos, além de São Jorge e Alto Paraíso.
8 - Caminho da Luz (MG)

São 200 km entre a cidade de Tombos e Alto Caparaó. Cerca de quatro dias são suficientes para conhecer o local e subir até o Pico da Bandeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!