Pular para o conteúdo principal

Conheça os melhores roteiros nacionais de cicloturismo

O Brasil é cheio de belas paisagens, maravilhosos destinos turísticos e muita natureza. Já pensou em conhecer tudo isso pedalando? Ter tempo para observar árvores e escutar pássaros, expandir os limites do próprio corpo e se libertar de trânsito, responsabilidades profissionais e internet.
O cicloturismo pode ser visto como mais do que uma simples viagem e sim como uma renovação interior. Confira os melhores roteiros nacionais e comece a planejar sua próxima fuga.

Roteiros nacionais de cicloturismo

1 - Circuito das Araucárias (SC)

São 250 km de estrada de terra em São Bento do Sul. Você pode pedalar pela área de proteção ambiental dos Campos do Quiriri e tirar um tempo extra para deixar a bike por quatro horas e percorrer a pé pela Rota das Cachoeiras, observando as florestas de araucárias.
2 - Circuito Vale Europeu (SC)

Ainda em Santa Catarina, você pode tirar sete dias para pedalar pelo Circuito Vale Europeu e conhecer os pequenos vilarejos que foram pelos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil no final do século 19. As estradas de terra são tranquilas e preparadas para receber os aventureiros de cicloturismo.
3 - Estrada do Sol (SP)

São 75 km de trajeto entre Salesópolis e a estrada Rio-Santos. A rota passa pelo Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso começa com íngremes e termina com muitas descidas, sempre com estradas bem conservadas. A vista da Serra do Mar é de tirar o fôlego e conquistar o coração de qualquer turista.
4 - Caminhos do Imperador (AL)

O nome do trajeto é inspirado pelo caminho percorrido pelo Imperador Dom Pedro II no ano de 1859. Uma ótima oportunidade para pedalar ao longo do Rio São Francisco e conhecer melhor a região. Vale a pena pegar a trilha até a Grota de Angicos, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos. Uma visita ao passado por meio de belas paisagens.
5 - Caminho dos Diamantes (MG)

São 350 km de muitas subidas e descidas em trajeto indicado para ciclistas mais experientes. A rota inclui cidades históricas, comida típica, natureza e muita paz. É indicado tirar cerca de dez dias para poder aproveitar melhor cada trecho da viagem.
6 - Friburgo (RJ)

A cidade maravilhosa tem muito a oferecer além de belas praias e calor. A serra fluminense está repleta de cenários históricos e nostálgicos. São museus, igrejas e muitos prédios com arquitetura única e admirável. O percurso pode incluir Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Se prepare para longas subidas e belas paisagens.
7 - Chapada dos Veadeiros (GO)

A região é conhecida como um local místico e conta com áreas declaradas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Rochas coloridas, minas, pedras cheias de energia, flora, fauna e muitas naturezas completam o cicloturismo na região. Não deixe de incluir o Vale da Lua em seus planos, além de São Jorge e Alto Paraíso.
8 - Caminho da Luz (MG)

São 200 km entre a cidade de Tombos e Alto Caparaó. Cerca de quatro dias são suficientes para conhecer o local e subir até o Pico da Bandeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…