Pular para o conteúdo principal

Guia para iniciantes: Como escolher a bicicleta ideal?

Com o constante aumento de carros circulando pelas cidades, podemos ver que mais pessoas estão optando por usar a bicicleta como meio de transporte. Só em 2017, o aumento da fabricação de bicicletas cresceu 18% no Brasil. Com isso, podemos ver que é nítido aumento da demanda e, em paralelo, a diversidade de tipos de bicicletas também expandiu a cada ano. São diversos modelos, voltados para as mais variadas finalidades.

Seja para passear no parque, fazer esporte de aventura, para estrada, para a área urbana, existem bicicletas voltadas para cada uma das usualidades. Graças à globalização e o aumento da importação desses produtos, temos uma gama imensa de modelos para todos os gostos, necessidades e bolsos também.

Dentre as variações mais conhecidas de bikes, estão os modelos: speed, mountain bikes, híbridas, dobráveis, comfort, lazer etc. Além disso, muitas se diferem pelo aro, que muda totalmente o uso para cada finalidade, como o aro 26, aro 27,5, aro 29, além do tipo de suspensão, seja na frente, suspensão total etc.

Portanto, para quem está iniciando no universo das bikes, escolher o modelo ideal é de extrema importância para fazer o uso correto, tirar o máximo de proveito da bicicleta e para não jogar dinheiro fora. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar no momento dessa decisão. Confira:

Para qual finalidade?
Muitas pessoas acabam comprando uma bicicleta, apenas por achá-la bonita na loja, porém, é preciso analisar qual é a sua necessidade. Antes de comprar uma bicicleta, é preciso definir qual será a finalidade de uso. Você precisa comprar uma bicicleta para se manter em forma? Para ser um meio de locomoção pela cidade? Para algum esporte radical? Respondendo a essas perguntas, ficará mais fácil o momento da busca pela bike ideal para a sua necessidade.




Conheça os tipos mais comuns de bicicletas
Após definir qual será a finalidade da bike, é importante pesquisar no mercado, quais são as opções que mais se encaixam ao uso pretendido. Você irá encontrar esses tipos de bicicletas:

• Comfort Bike ou Híbrida: usadas para uma simples volta de lazer pela cidade ou pelo parque, sem subidas íngremes ou descidas bruscas. Essas são bikes de uma só marcha, geralmente com coaster brakes.

• Bicicleta Tandem: são bicicletas duplas, com dois selins e conjuntos de pedais para duas pessoas andarem juntas. São muito utilizadas em parques ao ar livre.

• Moutain Bikes: essas são projetadas para o uso off-road. Os pneus são largos, o manuseio é mais estável, além de um guidão mais alto para a posição do corpo.

• Bicicleta BMX: usadas para competições em trilhas ou pistas, estas são mais baixas, com pneus de cravo.

• Bicicletas de estrada: essas são projetadas para um bom desempenho no asfalto, e podem ser classificadas em dois grandes grupos: de corrida e de passeio. Bicicletas de corrida são projetadas para a velocidade. Já as de passeio são projetadas para um maior conforto.

Verifique como de adapta ao seu corpo
Além de fazer a escolha correta para a finalidade de uso, é importante testar a bicicleta para analisar se a mesma é correta para a sua altura e peso. Ela não pode ser muito alta para você, permitindo que você sente e saia da bicicleta com facilidade.

O aro também é importante. Geralmente, elas vêm equipadas com um pneu com aro 12 para as crianças, e para os adultos aro 26 ou 29, podendo ser ainda maiores para bicicletas especiais de corrida.

O ideal é dar uma volta teste com a bicicleta antes de comprá-la, para ver como o seu corpo se adapta à ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!