Pular para o conteúdo principal

Ciclismo: Conheça as vantagens dessa prática esportiva

O ciclismo é um esporte bastante vasto, praticado por milhões de pessoas no mundo todo. Os benefícios desta modalidade são muitos, e se você ainda tem dúvidas, preparamos este texto para falar das vantagens e benefícios que o ciclismo traz a seus praticantes. Fique atento a este conteúdo que preparamos especialmente para você.

Ciclismo faz bem à saúde
Sem dúvida, um dos principais benefícios do ciclismo a seus praticantes está no corpo: este esporte faz muito bem à saúde, e de várias maneiras.

Pedalar é um movimento que exercita todos os grupos musculares do corpo, dos membros ao abdômen. Como consequência, o ciclista tonifica e fortalece todos estes músculos. Não importa a idade: uma pessoa saudável consegue pedalar e exercitar seu corpo, evitando o sedentarismo, o acúmulo de gorduras, o atrofiamento de articulações e músculos, além de aumentar a resistência dos ossos.

Além disso, o ciclismo tem baixo impacto sobre as juntas, diferentemente de esportes que exigem que o praticante corra. Por isso, os joelhos e os pés não sofrem com a pedalada, proporcionando um exercício suave e ao mesmo tempo intenso.

Ciclismo incentiva a socialização
É enorme o número de ciclistas espalhados pelo mundo todo e no Brasil não é diferente. Por isso, não será difícil encontrar parceiros para pedalar junto, expandir os limites e melhorar tempos, além de fazer verdadeiros novos amigos através dos pedais.

A socialização oportunizada pelo ciclismo é uma das vantagens que faz deste esporte tão único: equipes de ciclistas viajam por centenas de quilômetros se ajudando, conhecendo novos lugares e ampliando a capacidade corporal.


Como esporte, o ciclismo é imenso
São várias as categorias que um ciclista encontra, caso queira competir. Ele pode, por exemplo, participar de provas de explosão individual ou coletivamente em pistas fechadas ou ovais. Pode, também coletiva ou individualmente, fazer parte de provas de longa distância em piso de asfalto (como a tradicional Volta da França).

Ou se as aventuras do ciclista são mais rústicas, ele pode praticar Mountain Bike na categoria Downhill, Cross, ou fazer trilhas de curta ou longa distância.

Mostrando que o ciclismo realmente é “para todos os gostos”, ainda há a categoria BMX, em que o ciclista pode participar de provas com rampas, seja para velocidade ou para a realização de manobras.

Várias opções para negociar e praticar
Para o lojista, isso é uma das maiores vantagens: ele pode oferecer amplos serviços a vários tipos de bicicleta, ou concentrar o seu empreendimento em uma categoria em especial, a fim de captar os clientes que praticam este segmento. Ou seja, o lucro é certo.

Já para quem pratica, isso também é um grande benefício, pois se engajar em um esporte de maneira competitiva pode trazer experiências inesquecíveis e conquistas memoráveis. É possível encontrar a categoria que mais se encaixa a seus gostos, características físicas e logísticas.

Os circuitos amadores e profissionais de ciclismo no Brasil são bastante organizados. Por isso, competir não será uma tarefa difícil. Basta treinar e dispor dos equipamentos necessários para realizar uma boa prática esportiva de ciclismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!