Pular para o conteúdo principal

Ciclismo: Conheça as vantagens dessa prática esportiva

O ciclismo é um esporte bastante vasto, praticado por milhões de pessoas no mundo todo. Os benefícios desta modalidade são muitos, e se você ainda tem dúvidas, preparamos este texto para falar das vantagens e benefícios que o ciclismo traz a seus praticantes. Fique atento a este conteúdo que preparamos especialmente para você.

Ciclismo faz bem à saúde
Sem dúvida, um dos principais benefícios do ciclismo a seus praticantes está no corpo: este esporte faz muito bem à saúde, e de várias maneiras.

Pedalar é um movimento que exercita todos os grupos musculares do corpo, dos membros ao abdômen. Como consequência, o ciclista tonifica e fortalece todos estes músculos. Não importa a idade: uma pessoa saudável consegue pedalar e exercitar seu corpo, evitando o sedentarismo, o acúmulo de gorduras, o atrofiamento de articulações e músculos, além de aumentar a resistência dos ossos.

Além disso, o ciclismo tem baixo impacto sobre as juntas, diferentemente de esportes que exigem que o praticante corra. Por isso, os joelhos e os pés não sofrem com a pedalada, proporcionando um exercício suave e ao mesmo tempo intenso.

Ciclismo incentiva a socialização
É enorme o número de ciclistas espalhados pelo mundo todo e no Brasil não é diferente. Por isso, não será difícil encontrar parceiros para pedalar junto, expandir os limites e melhorar tempos, além de fazer verdadeiros novos amigos através dos pedais.

A socialização oportunizada pelo ciclismo é uma das vantagens que faz deste esporte tão único: equipes de ciclistas viajam por centenas de quilômetros se ajudando, conhecendo novos lugares e ampliando a capacidade corporal.


Como esporte, o ciclismo é imenso
São várias as categorias que um ciclista encontra, caso queira competir. Ele pode, por exemplo, participar de provas de explosão individual ou coletivamente em pistas fechadas ou ovais. Pode, também coletiva ou individualmente, fazer parte de provas de longa distância em piso de asfalto (como a tradicional Volta da França).

Ou se as aventuras do ciclista são mais rústicas, ele pode praticar Mountain Bike na categoria Downhill, Cross, ou fazer trilhas de curta ou longa distância.

Mostrando que o ciclismo realmente é “para todos os gostos”, ainda há a categoria BMX, em que o ciclista pode participar de provas com rampas, seja para velocidade ou para a realização de manobras.

Várias opções para negociar e praticar
Para o lojista, isso é uma das maiores vantagens: ele pode oferecer amplos serviços a vários tipos de bicicleta, ou concentrar o seu empreendimento em uma categoria em especial, a fim de captar os clientes que praticam este segmento. Ou seja, o lucro é certo.

Já para quem pratica, isso também é um grande benefício, pois se engajar em um esporte de maneira competitiva pode trazer experiências inesquecíveis e conquistas memoráveis. É possível encontrar a categoria que mais se encaixa a seus gostos, características físicas e logísticas.

Os circuitos amadores e profissionais de ciclismo no Brasil são bastante organizados. Por isso, competir não será uma tarefa difícil. Basta treinar e dispor dos equipamentos necessários para realizar uma boa prática esportiva de ciclismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…