Pular para o conteúdo principal

Dicas nas primeiras Trilhas

Dicas que poderão ajudar em suas primeiras Trilhas


Para aqueles que têm alma de aventureiro e o desejo de inovar ao escolherem uma nova atividade ao ar livre, as trilhas (ou "Trekking", como são comumente conhecidas pelos adeptos da modalidade) são uma opção muito boa, por possibilitarem o contato com a natureza, bem como um exercício bastante eficaz, capaz de renovar corpo, mente e espírito. É necessário, porém, se atentar a alguns detalhes importantes ao iniciar essa prática, se assegurando de que sua experiência seja agradável e segura.

 



  • Ter um guia é fundamental na(s) primeira(s) vez(es), para que sua trilha não se transforme em um filme de terror. Uma dica interessante é usar fita biodegradável para demarcar a rota da sua trilha. Ela tem um preço bem acessível e é fácil de ser encontrada.


 

  • A vaidade terá de ser deixada totalmente de lado. Não é aconselhável usar pulseiras, brincos, anéis e joias em geral. As mulheres devem prender o cabelo. Não hesite em abusar do filtro solar e repelente, óculos de sol e boné. Calças jeans e blusas de tecidos grossos também estão fora de cogitação. Opte por calças ou bermudas de tactel, legging e camisetas que permitam o corpo transpirar tranquilamente, como as Dry-Fit, por exemplo, bem populares em academias. Escolha um tênis resistente e com sola antiderrapante, para evitar eventuais acidentes.


 

  •  Leve uma mochila apenas com o essencial, para que você não seja sobrecarregado com o peso. Tenha consigo água, frutas, barras proteicas, canivete, lanterna, capa de chuva, mapa, celular e materiais de primeiros socorros. Vale ressaltar que o espaço da mochila deve ser otimizado ao máximo. Fitas e outros objetos podem ser enrolados uns nos outros, e materiais mais sensíveis devem ser impermeabilizados.


 

  • Alongue-se antes e depois da caminhada, para evitar estiramentos e outros tipos de lesões; não estragando sua trilha e não sofrendo com a dor no dia seguinte.


 

  • Fitas ou vaselina podem ser utilizadas nos pés e/ou mamilos para evitar bolhas e irritações devido ao atrito com as roupas e calçados.


 

  • Tente sempre fazer trilhas acompanhado ou em grupo, lembrando-se de não se afastar dos demais e de respeitar os limites dos companheiros, e, acima de tudo, seu próprio limite, ouvindo os sinais do seu corpo. Dê um passo de cada vez, literalmente. Caso decida fazer uma aventura sozinho, deixe amigos e parentes de sobreaviso.


 

  • Fique de olho nas plantas e animais venenosos, como cobras e aranhas. Algumas plantas, apenas no contato com a pele, podem causar enormes problemas, e uma picada pode te levar até a morte. O indicado é fazer uma boa pesquisa prévia da região onde sua trilha será realizada.


 

  • Não deixe lixo espalhado pela trilha. Recolha sempre seus utensílios, "tralhas" e demais sujeiras antes de seguir em frente, e contribua para que outros "trekkers" tenham uma experiência em meio à natureza tão bacana quanto a sua.


 

Seguindo essas dicas, sua trilha tem tudo para ser um sucesso e fonte de bons momentos na relação do ser humano com a Terra. Equipe-se e aventure-se!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!

As principais competições internacionais de ciclismo

Só quem é apaixonado por ciclismo sabe a emoção e a adrenalina que a vida sob duas rodas proporciona, não é mesmo? O vento no rosto, o contato com a natureza, um tempo livre para ficar sozinho. Imagina levar essa emoção em viagens ao redor de todo o planeta? Se você gosta de viajar e é apaixonado por pedalar, você pode montar um roteiro para acompanhar as principais competições internacionais de ciclismo. Mas, se não der pra ir pessoalmente, vale acompanhar os resultados por aqui mesmo.


Competições internacionais de ciclismo

- Tour de France

Essa competição é uma das mais conhecidas e se destaca pela velocidade. O Tour de France tem uma velocidade média diária de mais de 40 km/h ao longo de por 21 dias. No total, são mais de 3.400 km a serem percorridos. E não basta completar o trajeto, é preciso estar dentro de um percentual pré-determinado de tempo para continuar até o final.

- Race Across America

De Oceanside, na Califórnia, até Annapolis, em Maryland, são quase 5 mil quilômetros a…