Pular para o conteúdo principal

Respeito ao Ciclista





Respeitar o ciclista é Lei



 




Há muitos anos, existia uma propaganda que dizia “no trânsito, somos todos pedestres”. Nesses tempos, o dia a dia das ruas era feito basicamente de pedestres e carros, assim era fácil de entender que todos deviam respeitar o mais fraco, no caso, os pedestres.

 

Os tempos hoje são outros. Há muito mais carros e muito mais pedestres. Porém, há também um novo elemento nessa equação: as bicicletas. Atualmente, as bicicletas deixaram de ser objeto de lazer e se tornaram meio de locomoção, um veículo comum, utilizado como todos os outros.

Dessa forma, as leis também mudam, e assim como os pedestres precisam ser respeitados, os ciclistas precisam do seu espaço, afinal, no trânsito, é possível ter espaço para todo mundo, desde que cada um respeite o seu lado.

A lei, as bicicletas e o trânsito.

Bicicleta é um veículo e, como tal, precisa estar nas vias. Essa é a primeira coisa que todos os motoristas precisam saber. Dessa forma, quando se vê uma bicicleta andando nas ruas, é preciso entender que aquele espaço também é dela. Assim diz a lei, assim deve ser.

Mas o ciclista também precisa fazer sua parte. Ele deve andar sempre na via do canto direito e, salvo as exceções quando for virar para a esquerda, deve sempre estar nela, que é a via de trânsito lento. Porém, a via da esquerda também pode ser usada, desde que pelo menor tempo possível, para não atrapalhar o fluxo do trânsito.

É preciso lembrar que no trânsito, sempre há uma hierarquia, e o irmão maior cuida do irmão menor. Dessa forma, os caminhões cuidam dos carros, os carros cuidam das motos, as motos cuidam das bicicletas e as bicicletas cuidam dos ciclistas. Em troca, todo irmão menor tenta não atrapalhar o maior. Se todos pensam assim, o trânsito flui, não há estresse, não há problemas, não há discussão.

Também existe outro ponto da lei para o ciclista: apesar de ser veículo, ele não precisa necessariamente esperar o sinal vermelho. A parada de bicicleta é a chamada “Idaho Stop”, onde apenas diminuir a velocidade, dar preferência para os pedestres e esperar os carros com o sinal aberto passar já basta. Então fica a dica: a lei está aí para ser cumprida, e ela protege o ciclista.





 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…