Pular para o conteúdo principal

Redescobrindo a Bicicleta aos 80 anos

Andrea Learned é Escritora e Consultora Independente de Negócios, com um histórico de 30 anos pedalando e vivendo em lugares como Portland – Oregon, Burlington – Vermont, e atualmente em Seattle – Washington. Fã ávida da Nutcase, ela entrou em contato conosco para compartilhar a história inspiradora de seu pai que voltou a pedalar aos 80 anos. O artigo abaixo conta o que inspirou ele a voltar a pedalar...

Voltando a Pedalar aos 80 anos

Tenho uma vaga lembrança de ver meu pai indo trabalhar de bicicleta em um dia de primavera em Michigan, no início dos anos 70. Também me lembro que isso não durou muito tempo. Assim como muitas pessoas que tem consciência dos benefícios que pedalar oferece, a vida segue em frente e muitas vezes não permite a pessoa a persuadir este caminho.



40 anos mais tarde, como de costume, passamos uma semana reunidos em uma casa no Lago Michigan durante o verão. Após ver seus filhos (todos agora com mais de 50 anos) e netos saindo para se divertir em bicicletas de aluguel, meu pai se motivou a voltar a pedalar.

Então, na viagem de 3 horas de volta para a casa em 2015, ele parou em uma loja de bike e comprou sua primeira bicicleta após décadas. Claro que meu pai ficou surpreendido com todo o conforto e tecnologia das bicicletas hoje em dia. Quem diria?!

Nunca é Tarde Demais

Meu pai sempre foi bem ativo, e consciente da sua forma física, mas ficou bem mais atento à sua saúde após receber o diagnóstico de diabetes tipo 2. A partir de então, os exercícios físicos tinham um propósito. Levantar pesos e fazer alongamentos em casa era uma coisa, mas fazer atividades ao ar livre em um lindo dia de primavera era algo totalmente diferente.



Segue o que ele me contou:

Ficar sentado em uma bicicleta ergométrica na academia é muito entediante em comparação a pedalar pelas ruas de Ann Arbor, quando o tempo está bom. Estou vendo minha comunidade com novos olhos e tendo ótimas conversas com as pessoas quando paro para descansar. Estou definitivamente relembrando o tempo em que era criança e saia pedalando, mas provavelmente hoje consigo tirar mais proveito disso.

Segurança em Primeiro lugar

A outra parte da história é que meu pai é profissional da área de medicina. Teve uma longa e plena carreira como médico, sendo os últimos 20 anos como parte do corpo docente da Universidade de Medicina de Michigan. Este fato é importante porque nós, seus filhos (4 no total) ouvíamos um sermão sobre segurança sempre que iniciávamos um esporte ou uma atividade nova. Tanto que, costumávamos ficar entediados a cada sermão (imaginávamos se todos os pais eram desse jeito?!)

Eu e meus irmão sobrevivemos a infância sem sofrer lesões graças as lições sobre segurança que ele nos ensinou. E sem contar que, para um senhor que cuidou de várias vítimas de acidente de bicicleta e moto, a segurança era sua principal preocupação.

Nas palavras dele:

Quando eu trabalhava no pronto socorro, costumávamos chamar os acidentados de bicicleta e motocicleta de “Ciclo Doadores”, pois era frustrante ver que muitos desses traumas na cabeça poderiam ter sido evitados caso estivessem usando a devida proteção. Então com base nisso, é claro que eu tinha que me certificar que meus filhos tivessem o hábito de usar capacete! E agora, como eu me considero um “senhor ciclista”, qualquer queda pode se tornar em algo muito mais sério. O capacete adiciona uma importante camada de proteção, então estou satisfeito que a tecnologia está sempre melhorando e os diversos estilos de capacete disponíveis hoje torna isso ainda mais agradável.
Exercícios, Liberdade e Diversão

Se você está lendo este artigo, significa que já pertence ao “coro” dos que gostam de pedalar. Porém, talvez você ainda não se deu conta da diferença que pode fazer ao incentivar um membro da sua família com mais idade a experimentar. Ver meu pai com muito mais disposição para exercícios em geral, e ver a total mudança de perspectiva dele sobre sua comunidade em Michigan, tem sido mágico. Seu entendimento sobre novas tecnologias também melhorou. Assim como qualquer pessoa fitness que usa diversos aplicativos, meu pai adora me atualizar sobre seus quilômetros percorridos através de mensagens de texto.

Por fim, de acordo com minha perspectiva, o fato dele pedalar significa que agora temos mais opções de diversões quando meus pais vêm me visitar em Seattle (golfe é a atividade preferida da minha mãe). No último verão, pedalamos um razoável percurso na trilha Burke Gilman. Após o passeio e um ótimo bate papo, encontramos com minha mãe em um bistrô ao lado da trilha para um agradável almoço de domingo. Nada se compara a isso.



Postado originalmente em: https://nutcasehelmets.com/blogs/news/rediscovering-biking-in-your-80s (em inglês).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.

Qual o pneu mais indicado para minha bicicleta?

Mercado oferece opções para diversas atividades, performances e bolsos  O pneu é uma peça da bike que merece fundamental atenção e pesquisa na hora de escolher um modelo. Enquanto peça que fica em contato direto com o solo, ele precisa oferecer conforto, segurança, performance e, se possível ainda ser durável e resistente às características do solo. Saiba qual o modelo e tipo escolher para sua bicicleta. Para isso, leve em conta as condições do exercício que está prestes a fazer, e qual o terreno no qual a bicicleta será utilizada.