Pular para o conteúdo principal

Porque utilizar selante nos pneus da bicicleta


Por que utilizar selante nos pneus de minha bicicleta?

Líquido espesso e denso pode ser boa estratégia para evitar aborrecimento com furos

Uma das maiores dores de cabeça que podem acontecer na vida de um ciclista é um furo de pneu. Pneus furados representam contratempos, pois seu reparo exige ferramentas, esforço, tempo e paciência que nem sempre estão disponíveis. Afinal, ninguém quer interromper um prazeroso passeio ou até mesmo a ida ao trabalho com um furo de pneu.



Cientistas descobriram que uma das formas mais eficazes de se evitar ou combater os indesejáveis furos no pneu da bicicleta não está em combatê-los de fora para dentro, e sim, de dentro para fora. Desta forma, acabaram inventando o selante líquido para pneus de bicicleta.

Mas afinal, o que é e como funciona este líquido selante? O conceito do selante é bastante simples: É um líquido denso e espesso, formado por fibras e adesivos. Este líquido é injetado no interior do pneu junto com o ar e, com a rotação, ele acaba sendo espalhado por toda a superfície interna do pneu. O selante consegue aumentar a vida útil de seu pneu por um tempo considerável, porque seu funcionamento não está em evitar que o pneu fure, mas sim em evitar que o ar escape do pneu.

Seu funcionamento também é simples: após espalhado no interior do pneu, ele adere à superfície da borracha. Quando algum objeto faz um furo no pneu, o ar pressionado no interior da borracha tenta escapar e acaba empurrando o selante para dentro do furo. Como o selante é altamente denso, ele acaba aderindo ao furo e o entupindo, evitando assim que o ar escape.

É importante ressaltar que selantes são altamente eficazes apenas para pequenos furos. Um buraco maior na superfície do pneu faria com que o ar vazasse sem que o selante desse conta de vedar o furo, portanto, selante não é tudo, mas é uma grande pedida!

Por que devo utilizar selante em meu pneu?

Selantes não são caros e são relativamente fáceis de se instalar no pneu de sua bicicleta. Com o selante, a probabilidade de o ciclista ter um passeio ou volta interrompida por um indesejável furo de pneu é bem menor. Selantes de alta qualidade dão conta de conter até mesmo dezenas de furos sem que o ciclista tenha que levar a bicicleta ao borracheiro.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=LJggZOBAGbY[/embed]

Onde posso encontrar selante?

A Julio Andó possui em seu portfolio de produtos, os selantes Slime, nº 1 em cuidados com pneus no mundo. Conheça mais acessando o site Slime Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…