Pular para o conteúdo principal

Como montar uma loja de bicicletas?

Com a expansão do consumo de bicicletas no Brasil e o aumento de amantes do pedal, abrir uma loja de bicicletas pode ser tanto um bom negócio quanto um hobby que se torna vocação.  Descubra então algumas dicas e orientações para criar um próspero negócio e decolar no ramo do empreendedorismo.

Primeiros passos: planejando a loja

Uma loja de bicicletas não sobrevive apenas da margem de lucro resultante da venda dos modelos. É preciso oferecer, também, acessórios e equipamentos, como capacetes, pneus, luzes de sinalização, cadeirinha de criança, buzina, cestos, bagageiro, acessório para transporte em carros, etc. Outro serviço fundamental é ter uma oficina mecânica para concerto, revisão e reparo de bicicletas. Essa diversificação, além de gerar outras fontes de entrada, agrega valor ao negócio e atrai clientes.
Em termos de estrutura, a área de loja deve ser separada da área de oficina. Afinal, oficina é um espaço de trabalho manual, com equipamentos para arrumar peças velhas, espaço de estoque e, mesmo que ao final do dia tudo seja limpo e organizado, é aconselhável distinguir a oficina da recepção e do espaço de exposição.
O setor da loja em si deve ser visualmente amplo e agradável. Pode ser interessante investir em um projeto com um arquiteto ou designer de interiores, pois como já dizia o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, é essencial encantar o cliente na primeira visita com um espaço bonito, onde os produtos ficam organizados e são valorizados.

De acordo com as características do imóvel, o mostruário pode ser suspenso ou ficar no solo pronto para test-drive. Sabendo que os clientes gostam de testar a bicicleta antes de escolher o modelo ideal, planeje um vão livre na loja para isso. Os acessórios também devem ter um espaço próprio que facilite a sua visualização e valorize os itens. Que tal uma parede de capacetes? Converse com um profissional e escolha a melhor forma de apresentar seus produtos.
Em termos de localização da loja, devem-se priorizar regiões de média e alta circulação de pessoas, com fácil acesso e espaço para estacionamento – seja na rua ou em terreno próprio. Um bom ponto comercial atrai, sozinho, vários clientes.

Gestão e eficiência do negócio

Como todo negócio comercial, a gestão de uma loja de bicicletas deve ser planejada e executada de maneira profissional. Por isso, se você não é da área administrativa e não entende de finanças, é aconselhável buscar um curso introdutório sobre gestão de negócios. O próprio SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos gratuitos para auxiliar o empreendedor.

Atualmente também existem softwares de gestão que permitem uma administração mais eficiente. Eles reúnem dados de estoque, compras, vendas, emissão de nota fiscal, controle de funcionários, entre outras funções, e fazem a emissão de relatórios para análise do negócio e aperfeiçoamento da gestão.

O investimento inicial para abrir uma loja varia muito de acordo com a cidade, a localização do ponto comercial, o projeto de reforma e o estoque inicial com o qual se pretende trabalhar. O custo pode variar de R$30.000,00 até um teto ilimitado, de acordo com a disponibilidade de orçamento e com o plano de negócios. Também é importante deixar uma quantia reserva para o fluxo de caixa.

Escolha bons profissionais ou invista em treinamento e capacitação, pois um atendimento de qualidade é fundamental para consolidar a sua marca. Além disso, invista tempo e dinheiro no planejamento de marketing antes mesmo da inauguração, e busque aliar a distribuição de folders na região com ferramentas de marketing digital. A presença virtual é hoje uma das principais formas do cliente chegar até você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…