Pular para o conteúdo principal

Como montar uma loja de bicicletas?

Com a expansão do consumo de bicicletas no Brasil e o aumento de amantes do pedal, abrir uma loja de bicicletas pode ser tanto um bom negócio quanto um hobby que se torna vocação.  Descubra então algumas dicas e orientações para criar um próspero negócio e decolar no ramo do empreendedorismo.

Primeiros passos: planejando a loja

Uma loja de bicicletas não sobrevive apenas da margem de lucro resultante da venda dos modelos. É preciso oferecer, também, acessórios e equipamentos, como capacetes, pneus, luzes de sinalização, cadeirinha de criança, buzina, cestos, bagageiro, acessório para transporte em carros, etc. Outro serviço fundamental é ter uma oficina mecânica para concerto, revisão e reparo de bicicletas. Essa diversificação, além de gerar outras fontes de entrada, agrega valor ao negócio e atrai clientes.
Em termos de estrutura, a área de loja deve ser separada da área de oficina. Afinal, oficina é um espaço de trabalho manual, com equipamentos para arrumar peças velhas, espaço de estoque e, mesmo que ao final do dia tudo seja limpo e organizado, é aconselhável distinguir a oficina da recepção e do espaço de exposição.
O setor da loja em si deve ser visualmente amplo e agradável. Pode ser interessante investir em um projeto com um arquiteto ou designer de interiores, pois como já dizia o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, é essencial encantar o cliente na primeira visita com um espaço bonito, onde os produtos ficam organizados e são valorizados.

De acordo com as características do imóvel, o mostruário pode ser suspenso ou ficar no solo pronto para test-drive. Sabendo que os clientes gostam de testar a bicicleta antes de escolher o modelo ideal, planeje um vão livre na loja para isso. Os acessórios também devem ter um espaço próprio que facilite a sua visualização e valorize os itens. Que tal uma parede de capacetes? Converse com um profissional e escolha a melhor forma de apresentar seus produtos.
Em termos de localização da loja, devem-se priorizar regiões de média e alta circulação de pessoas, com fácil acesso e espaço para estacionamento – seja na rua ou em terreno próprio. Um bom ponto comercial atrai, sozinho, vários clientes.

Gestão e eficiência do negócio

Como todo negócio comercial, a gestão de uma loja de bicicletas deve ser planejada e executada de maneira profissional. Por isso, se você não é da área administrativa e não entende de finanças, é aconselhável buscar um curso introdutório sobre gestão de negócios. O próprio SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos gratuitos para auxiliar o empreendedor.

Atualmente também existem softwares de gestão que permitem uma administração mais eficiente. Eles reúnem dados de estoque, compras, vendas, emissão de nota fiscal, controle de funcionários, entre outras funções, e fazem a emissão de relatórios para análise do negócio e aperfeiçoamento da gestão.

O investimento inicial para abrir uma loja varia muito de acordo com a cidade, a localização do ponto comercial, o projeto de reforma e o estoque inicial com o qual se pretende trabalhar. O custo pode variar de R$30.000,00 até um teto ilimitado, de acordo com a disponibilidade de orçamento e com o plano de negócios. Também é importante deixar uma quantia reserva para o fluxo de caixa.

Escolha bons profissionais ou invista em treinamento e capacitação, pois um atendimento de qualidade é fundamental para consolidar a sua marca. Além disso, invista tempo e dinheiro no planejamento de marketing antes mesmo da inauguração, e busque aliar a distribuição de folders na região com ferramentas de marketing digital. A presença virtual é hoje uma das principais formas do cliente chegar até você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…