Pular para o conteúdo principal

Papo de triatleta: o que é preciso para arrasar na etapa de ciclismo

O Triathlon é um esporte que avalia o melhor atleta simultaneamente em três modalidades: ciclismo, natação e corrida. As provas não somam mais de 51,5 quilômetros, que é a distância do Triathlon Olímpico, com exceção do meio Ironman, do Ironman e do Ultraman que são provas mais longas e exigentes.


Com base na modalidade olímpica, o atleta amador ou profissional deve percorrer 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Isso quer dizer que a etapa de pedal é fundamental para uma boa colocação final, e a forma como ela é executada influencia na capacidade de corrida. Por isso, além do treino adequado para garantir a aptidão física, também é importante investir no equipamento que garantirá maior agilidade, menos atrito, menos peso e melhores resultados. Então, o que é preciso para arrasar na etapa de ciclismo?

A melhor bicicleta ou a bicicleta ideal?


Existe um mito de que bicicletas de recordistas do Ironman são as melhores do mercado, e a cada novo recorde batido o modelo vencedor passa por um aumento exponencial no índice de vendas. Mas é importante ressaltar que não existe essa coisa de “melhor do mundo”. Se um determinado modelo foi bom para aquele atleta, não quer dizer que será bom para você.

Cada pessoa tem características físicas únicas. Por isso, na hora de escolher a sua primeira bike para triathlon ou de investir em uma nova para aposentar a antiga, lembre-se de levar em conta as suas particularidades, como medidas e proporções corporais, preferências e lesões. Aconselha-se inclusive fazer um bike fit, que nada mais é do que tirar as próprias medidas e montar uma bicicleta ajustada (tamanho do quadro, selim, sapatilhas, guidão, etc.) ao seu corpo.
Outo fator fundamental para determinar a escolha do equipamento ideal são os objetivos de cada atleta, ou seja, em quais provas pretende participar. Em resumo, existe o Triathlon Olímpico que citamos no início da matéria; o Sprint que é um meio-olímpico com 750 metros de nado, 20km de pedal e 5km de corrida; o Ironman com 3,8km de nado, 180 de bike e 42km de corrida; o Meio-Ironman ou Ironman 70.3 que é a metade do anterior; e o Ultraman com 10km de nado, 421km de pedal e 84km de corrida percorridos em 3 dias de prova.

Além destas modalidades, é possível ainda optar por etapas off-road, como a XTerra no Brasil, etapas de deserto e outras particularidades.

Quais os modelos disponíveis

De forma resumida, as “mountain bikes” (MTB) são indicadas para trilhas e etapas off-road, as “speeds” e “roads” para provas com muitas subidas, e as “TT” também chamadas de “bike de triathlon” são adaptadas para provas longas devido a sua aerodinâmica. Para quem está começando e não está familiarizado com os termos, as modalidades Sprint e Olímpica são consideradas provas curtas, enquanto os Ironmans são as longas. Por isso, as “TT” não são recomendadas para iniciantes, principalmente aqueles com menor condicionamento físico – neste caso a bike road é uma boa opção.

A verdade é que atualmente existem muitas bicicletas excelentes no mercado, muitas rodas de alta qualidade, capacetes que são pura tecnologia, e por aí vai. Se o(a) atleta quiser – e puder –, consegue investir bastante dinheiro para escolher os equipamentos mais caros, mas nem sempre eles são os melhores para ele(a). Por isso, converse com atletas experientes e pense na possibilidade de consultar-se com um bike fitter. Muitas vezes o melhor resultado pode vir com mudanças na estratégia dos treinos, e não tanto com investimento nos itens mais caros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.

Qual o pneu mais indicado para minha bicicleta?

Mercado oferece opções para diversas atividades, performances e bolsos  O pneu é uma peça da bike que merece fundamental atenção e pesquisa na hora de escolher um modelo. Enquanto peça que fica em contato direto com o solo, ele precisa oferecer conforto, segurança, performance e, se possível ainda ser durável e resistente às características do solo. Saiba qual o modelo e tipo escolher para sua bicicleta. Para isso, leve em conta as condições do exercício que está prestes a fazer, e qual o terreno no qual a bicicleta será utilizada.