Pular para o conteúdo principal

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.
Para sair do sedentarismo é necessário praticar exercícios físicos com frequência, ou seja, andar de bicicleta ou jogar futebol, por exemplo. O sedentarismo aumenta os riscos de colesterol alto, diabetes, obesidade, asma, distúrbios psicológicos e outros problemas de saúde. Dessa forma, é importante que os pequenos criem o hábito de praticar exercícios físicos com frequência.
Dentre as opções de exercícios físicos para crianças, o que mais se destaca é o ciclismo. Isso ocorre pela facilidade e pelas vantagens do esporte. Afinal, andar de bicicleta é uma ótima maneira de reunir toda a família de uma forma simples e prática. Basta procurar por um espaço aberto e seguro como um parque e deixar o pequeno se divertir até cansar. Além disso, a criança já aproveita para pegar sol, fazer novas amizades, ter mais equilíbrio, força e resistência física.

Dicas para incentivar o ciclismo infantil

  1. Leve o seu filho no momento da compra. Deixe-o escolher um modelo que gostar mais. Dessa forma, ele se sentirá mais animado para estrear logo e começar a pedalar por aí.
  2. Dê o exemplo. Leve toda a família para pedalar. Crianças se inspiram nos adultos e se sentem mais motivadas em uma nova atividade quando são acompanhadas por seus pais.
  3. Escolha um lugar bonito e seguro. Um parque onde não passam carros e a criança pode andar distâncias curtas sozinha também é um ótimo incentivo. Crianças gostam de se sentir independentes e vão adorar poder andar sozinhas, ainda que poucos metros, mas sempre supervisionadas pelos pais, é claro.
  4. Convide amigos ou primos na mesma idade. Dessa forma, o exercício físico pode ser visto como um momento de lazer e brincadeira e a criança pode gastar energia e se exercitar enquanto se diverte.
  5. Invista em acessórios divertidos. Deixe o pequeno escolher capacete e demais equipamentos de segurança na sua cor favorita ou com o desenho de seus personagens prediletos estampado. Assim, não haverá choro e o baixinho fará questão de se manter segura enquanto pedala.
  6. Crie o hábito. Sempre tenha um tempo certo na agenda da família para pedalar com a criança ou deixar o pequeno enquanto a família se reúne em um piquenique, por exemplo. Vale tirar meia hora por dia e um tempo maior aos finais de semana, como ficar melhor para toda a família.
  7. Respeite o tempo de cada filho. Alguns largam as rodinhas em poucas horas, enquanto outros precisam de alguns dias para ter mais confiança. Deixe cada um conhecer o seu próprio tempo e se aventurar de acordo com sua personalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro. Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros. Tour do Rio Suba 100 Milhas Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas

As principais competições internacionais de ciclismo

Só quem é apaixonado por ciclismo sabe a emoção e a adrenalina que a vida sob duas rodas proporciona, não é mesmo? O vento no rosto, o contato com a natureza, um tempo livre para ficar sozinho. Imagina levar essa emoção em viagens ao redor de todo o planeta? Se você gosta de viajar e é apaixonado por pedalar, você pode montar um roteiro para acompanhar as principais competições internacionais de ciclismo. Mas, se não der pra ir pessoalmente, vale acompanhar os resultados por aqui mesmo. Competições internacionais de ciclismo - Tour de France Essa competição é uma das mais conhecidas e se destaca pela velocidade. O Tour de France tem uma velocidade média diária de mais de 40 km/h ao longo de por 21 dias. No total, são mais de 3.400 km a serem percorridos. E não basta completar o trajeto, é preciso estar dentro de um percentual pré-determinado de tempo para continuar até o final. - Race Across America De Oceanside, na Califórnia, até Annapolis, em Maryland, são quase 5