Pular para o conteúdo principal

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.
Para sair do sedentarismo é necessário praticar exercícios físicos com frequência, ou seja, andar de bicicleta ou jogar futebol, por exemplo. O sedentarismo aumenta os riscos de colesterol alto, diabetes, obesidade, asma, distúrbios psicológicos e outros problemas de saúde. Dessa forma, é importante que os pequenos criem o hábito de praticar exercícios físicos com frequência.
Dentre as opções de exercícios físicos para crianças, o que mais se destaca é o ciclismo. Isso ocorre pela facilidade e pelas vantagens do esporte. Afinal, andar de bicicleta é uma ótima maneira de reunir toda a família de uma forma simples e prática. Basta procurar por um espaço aberto e seguro como um parque e deixar o pequeno se divertir até cansar. Além disso, a criança já aproveita para pegar sol, fazer novas amizades, ter mais equilíbrio, força e resistência física.

Dicas para incentivar o ciclismo infantil

  1. Leve o seu filho no momento da compra. Deixe-o escolher um modelo que gostar mais. Dessa forma, ele se sentirá mais animado para estrear logo e começar a pedalar por aí.
  2. Dê o exemplo. Leve toda a família para pedalar. Crianças se inspiram nos adultos e se sentem mais motivadas em uma nova atividade quando são acompanhadas por seus pais.
  3. Escolha um lugar bonito e seguro. Um parque onde não passam carros e a criança pode andar distâncias curtas sozinha também é um ótimo incentivo. Crianças gostam de se sentir independentes e vão adorar poder andar sozinhas, ainda que poucos metros, mas sempre supervisionadas pelos pais, é claro.
  4. Convide amigos ou primos na mesma idade. Dessa forma, o exercício físico pode ser visto como um momento de lazer e brincadeira e a criança pode gastar energia e se exercitar enquanto se diverte.
  5. Invista em acessórios divertidos. Deixe o pequeno escolher capacete e demais equipamentos de segurança na sua cor favorita ou com o desenho de seus personagens prediletos estampado. Assim, não haverá choro e o baixinho fará questão de se manter segura enquanto pedala.
  6. Crie o hábito. Sempre tenha um tempo certo na agenda da família para pedalar com a criança ou deixar o pequeno enquanto a família se reúne em um piquenique, por exemplo. Vale tirar meia hora por dia e um tempo maior aos finais de semana, como ficar melhor para toda a família.
  7. Respeite o tempo de cada filho. Alguns largam as rodinhas em poucas horas, enquanto outros precisam de alguns dias para ter mais confiança. Deixe cada um conhecer o seu próprio tempo e se aventurar de acordo com sua personalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…