Pular para o conteúdo principal

Saiba como levar a sua bike ao viajar de avião

Já pensou em viajar de avião levando a sua bicicleta? Levar a sua bike para qualquer lugar do país e do mundo é uma ótima forma de conhecer novas trilhas, ciclovias e estradas e, quem sabe, até mesmo participar de competições. A boa notícia é que isso é totalmente possível. A má notícia é que pode ser uma tarefa um pouco complicada. Mas não desanime, confira a seguir tudo que você precisa saber para explorar novos lugares pedalando.


Como levar a bicicleta ao viajar de avião


As regras variam de acordo com cada companhia aérea. A Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece que os objetos levados em voos têm as dimensões limitadas em 292 cm para voos com destinos na América do Sul. Para outros locais, como Europa, o limite é de 158 cm. E só para esclarecer, essas dimensões representam a soma da altura, largura e comprimento da bagagem. Além disso, existe limite de peso para cada passageiro, e pode ser necessário pagar pelo excesso de bagagem.

Em geral, todas as companhias pedem que os pedais sejam removidos e que o guidão esteja alinhado com o quadro. Além disso, é preciso murchar os pneus, devido à pressão durante o voo. Algumas companhias aéreas, como Azul e Gol exigem o uso de uma embalagem apropriada para a bike. (malabike)
MALA BIKE

Para quem vai viajar pela Gol, é necessário retirar o pneu dianteiro. Em algumas companhias aéreas, pode haver limite de bikes a cada voo. Ou seja, se for viajar com grupo de amigos para participar de alguma competição, pode ser preciso dividir o grupo de ciclistas em voos diferentes.

Para garantir a segurança durante o voo, é possível comprar, ou até mesmo alugar, malas ou cases próprios para o transporte de bicicletas. Existem diversas opções. Todas revestidas de forma a proteger a bike de arranhões, além de alguns modelos reforçados que podem evitar danos em caso de quedas ou acidentes.

Passo a passo para levar a sua bike em viagens de avião


- Pesquise as exigências específicas da companhia aérea.
- Imprima as instruções para evitar qualquer imprevisto.
- Cerca de 15 dias antes da viagem, leve a bike para uma manutenção.
- Aproveite o momento da manutenção para verificar se você tem tudo que precisa para levar a bike, assim, você ainda tem tempo de resolver o que for necessário.
- Tente pesar a bike desmontada e com os pneus murchos, assim você já sabe se vai pagar excesso de peso na bagagem.
- Providencie a embalagem na qual a bicicleta será levada.

- Se possível, utilize um case próprio, uma malabike para o transporte de bicicletas. Assim, você garante que todo o equipamento chegará ao destino em perfeito estado.
- Verifique se é cobrada alguma taxa extra para despachar a sua bike.
- No momento da viagem, leve impressas as recomendações da própria companhia, assim você agiliza a resolução de qualquer imprevisto caso encontre algum funcionário desinformado sobre essas normas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…