Pular para o conteúdo principal

Saiba como levar a sua bike ao viajar de avião

Já pensou em viajar de avião levando a sua bicicleta? Levar a sua bike para qualquer lugar do país e do mundo é uma ótima forma de conhecer novas trilhas, ciclovias e estradas e, quem sabe, até mesmo participar de competições. A boa notícia é que isso é totalmente possível. A má notícia é que pode ser uma tarefa um pouco complicada. Mas não desanime, confira a seguir tudo que você precisa saber para explorar novos lugares pedalando.


Como levar a bicicleta ao viajar de avião


As regras variam de acordo com cada companhia aérea. A Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece que os objetos levados em voos têm as dimensões limitadas em 292 cm para voos com destinos na América do Sul. Para outros locais, como Europa, o limite é de 158 cm. E só para esclarecer, essas dimensões representam a soma da altura, largura e comprimento da bagagem. Além disso, existe limite de peso para cada passageiro, e pode ser necessário pagar pelo excesso de bagagem.

Em geral, todas as companhias pedem que os pedais sejam removidos e que o guidão esteja alinhado com o quadro. Além disso, é preciso murchar os pneus, devido à pressão durante o voo. Algumas companhias aéreas, como Azul e Gol exigem o uso de uma embalagem apropriada para a bike. (malabike)
MALA BIKE

Para quem vai viajar pela Gol, é necessário retirar o pneu dianteiro. Em algumas companhias aéreas, pode haver limite de bikes a cada voo. Ou seja, se for viajar com grupo de amigos para participar de alguma competição, pode ser preciso dividir o grupo de ciclistas em voos diferentes.

Para garantir a segurança durante o voo, é possível comprar, ou até mesmo alugar, malas ou cases próprios para o transporte de bicicletas. Existem diversas opções. Todas revestidas de forma a proteger a bike de arranhões, além de alguns modelos reforçados que podem evitar danos em caso de quedas ou acidentes.

Passo a passo para levar a sua bike em viagens de avião


- Pesquise as exigências específicas da companhia aérea.
- Imprima as instruções para evitar qualquer imprevisto.
- Cerca de 15 dias antes da viagem, leve a bike para uma manutenção.
- Aproveite o momento da manutenção para verificar se você tem tudo que precisa para levar a bike, assim, você ainda tem tempo de resolver o que for necessário.
- Tente pesar a bike desmontada e com os pneus murchos, assim você já sabe se vai pagar excesso de peso na bagagem.
- Providencie a embalagem na qual a bicicleta será levada.

- Se possível, utilize um case próprio, uma malabike para o transporte de bicicletas. Assim, você garante que todo o equipamento chegará ao destino em perfeito estado.
- Verifique se é cobrada alguma taxa extra para despachar a sua bike.
- No momento da viagem, leve impressas as recomendações da própria companhia, assim você agiliza a resolução de qualquer imprevisto caso encontre algum funcionário desinformado sobre essas normas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!