Pular para o conteúdo principal

Como viajar o mundo de bicicleta

Se você é apaixonado por pedalar e sente que está na hora de conhecer novas paisagens além da sua cidade, saiba que é possível viajar o mundo todo na companhia da sua bicicleta. A viagem fica mais emocionante, mais tranquila e até mesmo mais barata. Confira a seguir como você pode realizar esse sonho e comece a se planejar.


De bike pelo mundo

O primeiro passo é escolher o seu destino. E não precisa ser um lugar só com data de ida e volta já programadas. Vale montar um roteiro por países vizinhos e já estender a viagem, que tal? Com os locais definidos, o passo seguinte é a definição de data e a escolha do meio de transporte. Você pode levar a sua bike em metrôs, trens, ônibus, aviões ou pode, até mesmo, sair de casa já de bike e se aventurar pelo Brasil e pela América do Sul.

Após saber para onde você vai e como vai chegar lá, avalie se é melhor levar a sua própria bike ou se vale mais a pena alugar uma no país de destino da sua aventura. Se for levar a sua bicicleta, pesquise as normas específicas no momento em que comprar a passagem, seja de ônibus ou de avião. Não deixe de levar mapas detalhados para não ficar perdido por ai.

Fora isso, o planejamento é bastante parecido com qualquer viagem: onde dormir, onde comer, orçamento para cada coisa, tempo de estadia em cada cidade, arrumar a mala e partir.

O que observar ao viajar de bike pelo mundo

- Preparo físico
Ainda que você não pedale o tempo todo, é preciso estar preparado fisicamente para encarar os trajetos e as trilhas pelo caminho. Intensifique os treinos e cuide da alimentação para garantir que estará no auge da sua saúde durante a viagem.

- Bicicleta
É preciso regular a bike e fazer uma manutenção antes de sair pedalando pelo mundo. E isso vale para bicicletas alugadas também, nunca deixe de conferir se está tudo em bom funcionamento.

- Reparos
Aprenda a fazer reparos na sua bike sozinho e leve um kit de ferramentas. Dessa forma, você pode resolver qualquer imprevisto no meio do caminho.

- Planejamento
Mapas, celular com bateria carregada, máquina fotográfica, água, protetor solar... Ufa! A lista é grande. Anote todos os itens que você vai precisar em cada percurso para não se esquecer de nada e aproveitar o melhor de cada aventura.

- Menos é mais
Leve apenas o necessário. Assim, você aproveita melhor a viagem sem se preocupar em ficar cuidando de cada coisa que levou na mala.

Vantagens de viajar o mundo de bicicleta


  • Você pode fazer pausas a qualquer momento para aproveitar a paisagem
  • É possível conhecer mais pessoas
  • Você fica mais próximo da cultura local
  • A sua viagem terá momentos de lazer e aventura
  • Não é preciso deixar de praticar atividades físicas durante as férias
  • Maior contato com a natureza
  • Economia financeira
  • Liberdade total de locomoção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as principais rotas de bike pela Europa

Já conhece os melhores locais para pedalar na sua cidade? Parques, trilhas e ciclovias? Então que tal explorar as principais rotas de bike pela Europa? É previsto que todo o continente esteja ligado por ciclovias até 2020. Mas não é preciso esperar tanto tempo. Muitos países europeus já contam com várias opções de rotas prontas para serem exploradas. Então confira a lista a seguir e comece a planejar o seu roteiro.

Rotas para pedalar pela Europa

Holanda - Amsterdã


São mais de 400 quilômetros de ciclovias. O primeiro lugar dessa lista só poderia ser de Amsterdã, conhecida como o paraíso ciclista com toda a razão. Você pode conhecer a cidade toda pedalando. O terreno é plano e ideal até mesmo para ciclistas iniciantes. Vale explorar museus e toda a vida cultural da cidade.

França - Região de Provença

Estradas vazias, degustação de vinhos, campos de lavanda. Só falta você e sua bike nessa paisagem, não é mesmo? Essa rota une belas paisagens e muitos momentos de paz em contato com a natur…

Como a bicicleta pode tirar crianças do sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.

Saiba quais são as ciclovias mais bonitas do mundo

Uma das maiores vantagens de pedalar é poder apreciar belas paisagens. Mais do que um meio de transporte, o ciclismo é um estilo de vida. Em um mundo com tantas responsabilidades e a constante sensação de que não sobra tempo livre, fica cada vez mais importante investir em qualidade de vida. E ter uma bike é uma forma divertida e econômica para curtir mais a vida. Se você é apaixonado por pedalar, então confira essa lista e saiba quais ciclovias você precisa conhecer.

As ciclovias mais bonitas do mundo

- Ciclovia do rio Reno
Você pode conhecer quatro países pedalando 1.200 km em um terreno plano e acessível. Suíça, Alemanha, Holanda e França. O percurso ao lado do rio Reno é um dos favoritos de ciclistas apaixonados por natureza e história.

- The Van Gogh-Roosegaarde
A ciclovia, localizada na Holanda, absorve a energia solar durante o dia e libera luz durante a noite, iluminando o caminho dos ciclistas. A tecnologia utilizada se chama Starpath, que significa caminho das estrelas. O pro…