Pular para o conteúdo principal

Como viajar o mundo de bicicleta

Se você é apaixonado por pedalar e sente que está na hora de conhecer novas paisagens além da sua cidade, saiba que é possível viajar o mundo todo na companhia da sua bicicleta. A viagem fica mais emocionante, mais tranquila e até mesmo mais barata. Confira a seguir como você pode realizar esse sonho e comece a se planejar.


De bike pelo mundo

O primeiro passo é escolher o seu destino. E não precisa ser um lugar só com data de ida e volta já programadas. Vale montar um roteiro por países vizinhos e já estender a viagem, que tal? Com os locais definidos, o passo seguinte é a definição de data e a escolha do meio de transporte. Você pode levar a sua bike em metrôs, trens, ônibus, aviões ou pode, até mesmo, sair de casa já de bike e se aventurar pelo Brasil e pela América do Sul.

Após saber para onde você vai e como vai chegar lá, avalie se é melhor levar a sua própria bike ou se vale mais a pena alugar uma no país de destino da sua aventura. Se for levar a sua bicicleta, pesquise as normas específicas no momento em que comprar a passagem, seja de ônibus ou de avião. Não deixe de levar mapas detalhados para não ficar perdido por ai.

Fora isso, o planejamento é bastante parecido com qualquer viagem: onde dormir, onde comer, orçamento para cada coisa, tempo de estadia em cada cidade, arrumar a mala e partir.

O que observar ao viajar de bike pelo mundo

- Preparo físico
Ainda que você não pedale o tempo todo, é preciso estar preparado fisicamente para encarar os trajetos e as trilhas pelo caminho. Intensifique os treinos e cuide da alimentação para garantir que estará no auge da sua saúde durante a viagem.

- Bicicleta
É preciso regular a bike e fazer uma manutenção antes de sair pedalando pelo mundo. E isso vale para bicicletas alugadas também, nunca deixe de conferir se está tudo em bom funcionamento.

- Reparos
Aprenda a fazer reparos na sua bike sozinho e leve um kit de ferramentas. Dessa forma, você pode resolver qualquer imprevisto no meio do caminho.

- Planejamento
Mapas, celular com bateria carregada, máquina fotográfica, água, protetor solar... Ufa! A lista é grande. Anote todos os itens que você vai precisar em cada percurso para não se esquecer de nada e aproveitar o melhor de cada aventura.

- Menos é mais
Leve apenas o necessário. Assim, você aproveita melhor a viagem sem se preocupar em ficar cuidando de cada coisa que levou na mala.

Vantagens de viajar o mundo de bicicleta


  • Você pode fazer pausas a qualquer momento para aproveitar a paisagem
  • É possível conhecer mais pessoas
  • Você fica mais próximo da cultura local
  • A sua viagem terá momentos de lazer e aventura
  • Não é preciso deixar de praticar atividades físicas durante as férias
  • Maior contato com a natureza
  • Economia financeira
  • Liberdade total de locomoção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.

Qual o pneu mais indicado para minha bicicleta?

Mercado oferece opções para diversas atividades, performances e bolsos  O pneu é uma peça da bike que merece fundamental atenção e pesquisa na hora de escolher um modelo. Enquanto peça que fica em contato direto com o solo, ele precisa oferecer conforto, segurança, performance e, se possível ainda ser durável e resistente às características do solo. Saiba qual o modelo e tipo escolher para sua bicicleta. Para isso, leve em conta as condições do exercício que está prestes a fazer, e qual o terreno no qual a bicicleta será utilizada.