Pular para o conteúdo principal

5 passos para montar uma bike personalizada

A ideia de ter uma bike personalizada é bastante atraente, mas muitos ciclistas que sonham em montar uma bicicleta do seu jeito encontram uma ladeira de aprendizagem bastante íngreme.
Devo montar a minha bike personalizada sozinho? Ou encomendo de uma empresa especializada? Quais são os melhores componentes para mim? Como vou fazer a montagem?
Todas essas dúvidas são válidas, principalmente para os iniciantes do ciclismo ou para aqueles que simplesmente desejam ter um estilo de vida mais saudável. Por isso, montamos esse guia em 5 passos sobre como montar uma bike personalizada sem sofrimento. Confira!



1º passo: saiba aonde você quer chegar


Se você conhece pouco sobre o mundo das bicicletas, mas quer fazer um modelo único, precisa, antes de qualquer coisa, estudar sobre os componentes, especificações, materiais e as características de cada modelo de bike.
Montar a sua bicicleta personalizada é um prazer em si, mas o seu projeto deve servir a um propósito.
Quer montar uma bike para trilhas, para passeio na cidade, para competição ou apenas deseja exercitar a sua criatividade? Não importa qual é o seu objetivo, você precisa saber qual roda, quadro ou câmbio, por exemplo, são mais indicados para as suas necessidades e para as suas possibilidades. Por isso, pergunte, leia artigos interessantes, assista a vídeos de especialistas, experimente modelos diferentes e, por fim, descubra o que você quer.
O Blog GTA by Julio Andó é uma excelente fonte de informações para quem está começando.
http://www.blog.julioando.com.br/

2º passo: planeje a sua bike


A partir da aquisição da sua nova gama de conhecimentos, já dá para fazer o rascunho da sua bike dos sonhos. A partir daqui você tem duas opções: monta você mesmo ou recorre a uma oficina de personalização. Existem serviços que realizam projetos personalizados, e quase todas as oficinas podem te ajudar na concepção e montagem do projeto.
Se decidir montar você mesmo, fica mais barato, satisfatório e você ainda aprende como rotear os cabos, instalar os câmbios, entre outros, além de resolver sozinho os problemas que forem surgindo.

3º passo: comprando os componentes


Existem peças para bicicletas com muitas especificações, materiais e preços diferentes, e somente o estudo e a experiência vão te ensinar a comprar o componente certo. Em todo caso, a possibilidade de comprar as peças aos poucos, de acordo com as suas posses, é uma das maiores vantagens de montar a sua própria bike.

4º passo: monte a sua oficina


Depois de comprar o quadro, o garfo, as rodas e os demais componentes, é preciso estruturar a sua oficina. Você vai precisar comprar algumas ferramentas necessárias para a montagem e a manutenção da sua bicicleta, como um martelo para encaixar as peças e espátulas para a montagem dos pneus, entre outras, mas nada muito caro.

5º passo: aproveite a montagem


A hora da montagem pode ser o momento mais desafiador, mas também é o mais prazeroso. Existe muito conteúdo na internet sobre a montagem de bicicletas, inclusive vídeos tutoriais mostrando o processo de cada componente, passo a passo. Aproveite esse processo e se divirta! Depois, é só aproveitar a satisfação da grande estreia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela. O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Suba 100 Milhas
Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por de…

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.



Passo 1 - Plano de NegóciosAntes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos.
Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda:
Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja? De onde virão os recursos? Quantos funcionários deseja contratar…

Qual é a pressão ideal para calibrar o pneu da sua bike?

Assim como os pneus de carros precisam da calibragem correta, de acordo com a carga que o automóvel transporta e com o terreno onde vai rodar, também as bicicletas demandam um acerto na pressão dos pneus. Isso é fundamental para garantir a eficiência das pedaladas, amortecer impactos e ainda garantir aerodinâmica nas curvas.

Afinal, os pneus não amortecem bem nem absorvem as irregularidades da rota quando estão muito cheios. Mas, quando murchos, eles também podem danificar a estrutura das rodas e furar com mais facilidade, pois a área de contato com o solo aumenta. Descubra como acertar a calibragem da sua bike e obter o melhor proveito dela!