Pular para o conteúdo principal

5 passos para montar uma bike personalizada

A ideia de ter uma bike personalizada é bastante atraente, mas muitos ciclistas que sonham em montar uma bicicleta do seu jeito encontram uma ladeira de aprendizagem bastante íngreme.
Devo montar a minha bike personalizada sozinho? Ou encomendo de uma empresa especializada? Quais são os melhores componentes para mim? Como vou fazer a montagem?
Todas essas dúvidas são válidas, principalmente para os iniciantes do ciclismo ou para aqueles que simplesmente desejam ter um estilo de vida mais saudável. Por isso, montamos esse guia em 5 passos sobre como montar uma bike personalizada sem sofrimento. Confira!



1º passo: saiba aonde você quer chegar


Se você conhece pouco sobre o mundo das bicicletas, mas quer fazer um modelo único, precisa, antes de qualquer coisa, estudar sobre os componentes, especificações, materiais e as características de cada modelo de bike.
Montar a sua bicicleta personalizada é um prazer em si, mas o seu projeto deve servir a um propósito.
Quer montar uma bike para trilhas, para passeio na cidade, para competição ou apenas deseja exercitar a sua criatividade? Não importa qual é o seu objetivo, você precisa saber qual roda, quadro ou câmbio, por exemplo, são mais indicados para as suas necessidades e para as suas possibilidades. Por isso, pergunte, leia artigos interessantes, assista a vídeos de especialistas, experimente modelos diferentes e, por fim, descubra o que você quer.
O Blog GTA by Julio Andó é uma excelente fonte de informações para quem está começando.
http://www.blog.julioando.com.br/

2º passo: planeje a sua bike


A partir da aquisição da sua nova gama de conhecimentos, já dá para fazer o rascunho da sua bike dos sonhos. A partir daqui você tem duas opções: monta você mesmo ou recorre a uma oficina de personalização. Existem serviços que realizam projetos personalizados, e quase todas as oficinas podem te ajudar na concepção e montagem do projeto.
Se decidir montar você mesmo, fica mais barato, satisfatório e você ainda aprende como rotear os cabos, instalar os câmbios, entre outros, além de resolver sozinho os problemas que forem surgindo.

3º passo: comprando os componentes


Existem peças para bicicletas com muitas especificações, materiais e preços diferentes, e somente o estudo e a experiência vão te ensinar a comprar o componente certo. Em todo caso, a possibilidade de comprar as peças aos poucos, de acordo com as suas posses, é uma das maiores vantagens de montar a sua própria bike.

4º passo: monte a sua oficina


Depois de comprar o quadro, o garfo, as rodas e os demais componentes, é preciso estruturar a sua oficina. Você vai precisar comprar algumas ferramentas necessárias para a montagem e a manutenção da sua bicicleta, como um martelo para encaixar as peças e espátulas para a montagem dos pneus, entre outras, mas nada muito caro.

5º passo: aproveite a montagem


A hora da montagem pode ser o momento mais desafiador, mas também é o mais prazeroso. Existe muito conteúdo na internet sobre a montagem de bicicletas, inclusive vídeos tutoriais mostrando o processo de cada componente, passo a passo. Aproveite esse processo e se divirta! Depois, é só aproveitar a satisfação da grande estreia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Passos para Montar uma loja de bicicletas

Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma  loja de bicicletas  de sucesso. Passo 1 - Plano de Negócios Antes de abrir sua bike shop, é extremamente importante calcular cada detalhe. O primeiro passo é criar um plano de negócios. Ele vai permitir que você defina de maneira clara, cada detalhe do seu negócio, enxergando as falhas, as oportunidades, quais pontos devem ser alterados e quais devem ser mantidos. Um plano de negócios bem elaborado, vai ser o alicerce para o sucesso do seu empreendimento. Em uma planilha responda: Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços? Quais os produtos vai vender? Quais os serviços vai oferecer? Quem é o seu público-alvo? Existem concorrentes? Quais? Quanto espera crescer no primeiro ano? Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?

Benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais conquista apaixonados por esportes ao ar livre. O exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades, unindo amigos e famílias em parques e ciclovias pelas cidades. Com uma bicicleta você pode ir trabalhar sem se preocupar com o trânsito, se exercitar aos finais de semana e até mesmo viajar nos feriados gastando quase nada.

Qual o pneu mais indicado para minha bicicleta?

Mercado oferece opções para diversas atividades, performances e bolsos  O pneu é uma peça da bike que merece fundamental atenção e pesquisa na hora de escolher um modelo. Enquanto peça que fica em contato direto com o solo, ele precisa oferecer conforto, segurança, performance e, se possível ainda ser durável e resistente às características do solo. Saiba qual o modelo e tipo escolher para sua bicicleta. Para isso, leve em conta as condições do exercício que está prestes a fazer, e qual o terreno no qual a bicicleta será utilizada.